Carrinho de compras

A importância do esporte para uma criança

Crianças devem ser influenciadas à prática esportiva o mais cedo possível, pois isso irá auxiliar na qualidade de vida da criança e adolescente. Especialistas dizem que, quanto mais cedo as crianças adotarem o hábito do esporte, menos propensos estarão a doenças. 

Fora a prevenção, o esporte traz benefícios físicos e fisiológicos diretos na formação corporal, como o estímulo do sistema cardiorrespiratório. Benefícios emocionais também são assegurados e os pequenos podem testar suas capacidades motoras, emocionais e sociais, se deparando com comportamentos imprescindíveis na convivência social.

O esporte abre portas para a sociabilidade e contribui fortemente para a educação e a disciplina. Esses aspectos serão úteis para o resto da vida. A inteligência interpessoal é estimulada e o aluno tem a chance de aprender a lidar com o próximo, observando a relação causa-consequência. 

 




Na infância todas as atividades esportivas devem ser objeto de experimentação para as crianças. E com isso, elas devem decidir qual é a melhor. O conselho é que se dê liberdade para elas. Os pais podem sugerir, apresentando possibilidades, mas é ideal que a criança decida. Pois caso contrário existe um risco dele praticar um esporte contra a vontade, o que não trará benefícios.

Na infância não há como prever exatamente como será o desenvolvimento do pequeno na fase da adolescência e adulta. E também não existem modalidades esportivas para altos, baixos, gordinhos, magros, meninas e meninos. Tudo é esporte. Por isso apresente as alternativas a seu filho e observe em qual ele melhor se adapta.

O importante é incentivá-lo para na fase adulta possa ter um estilo de vida ativo e ter prazer pelo esporte. Na infância, a prática divertida de exercícios é o melhor caminho, inclusive para trabalhar a autoestima da criança. Isso também irá ajudá-lo a ter mais confiança em si mesma e a relacionar-se melhor com os demais coleguinhas. 

 



Especialistas indicam que a idade ideal para matricular uma criança em algum esporte, é entre quatro e seis anos de idade. Ressaltamos que o pequeno deve começar a ter contato com o esporte de maneira prazerosa e divertida.

Antes dessa fase, ela poderá correr, saltar, pedalar e praticar qualquer atividade física em grupo, sem nenhum compromisso maior. A ideia é que a criança experimente diversos tipos esportivos, sem necessariamente ter a obrigação de aprender técnicas específicas.

Quando seu filho tiver cerca de oito anos, por exemplo, é bom orientá-la e direcioná-la para algum esporte específico, de acordo com seus desejos, preferências, aptidões e habilidades. A escolha deve ser natural da criança.


Já deu para ter uma ideia melhor da melhor fase para a criança começar a praticar esporte?Para que você fique ainda mais preparado para preparar seu filho para as atividades físicas, confira as dicas a seguir: 

 



Até o primeiro ano de vida 

Aqui deve ocorrer o estímulo de atividades básicas como o engatinhar e dar os primeiros passos, pois são exercícios leves. É preciso considerar que o bebê ainda está em estágio inicial de crescimento e não pode ser submetido a práticas mais pesadas. 


De 1 a 6 anos 

Natação - Nesta etapa da vida da criança, a natação é a atividade mais recomendada. Um esporte auxilia no sistema respiratório, no desenvolvimento da coordenação motora, no equilíbrio e na postura corporal. Além do mais, não há regras, como o futebol, vôlei e basquete, por exemplo.

Subir escadas e pedalada - Mesmo não sendo uma atividade esportiva, a subida e descida de escadas é um bom exercício físico aos pequenos nessa faixa etária. Algumas modalidades como a pedalada, tanto de bicicleta como de triciclos, são encaradas como brincadeira e não exigem tanto esforço.

Dança – Apesar de muita gente não considerá-la um esporte, a dança é uma atividade física que proporciona grandes benefícios para as crianças. Podemos citar: ritmo, coordenação motora, agilidade, flexibilidade, elegância, leveza, tônus muscular, sociabilidade, força e equilíbrio. Pode ser praticada a partir dos 3 anos de idade. 

De 6 a 12 anos 

Esportes com bola - Esportes que envolvem regras e técnicas começam a ser interessantes a essa etapa. Esportes como futebol, vôlei e basquete ajudam no aspecto psicológico, incentivam o trabalho em equipe e influenciam no convívio com outras pessoas.

Artes Marciais - O caratê e o judô são ótimos para o desenvolvimento da disciplina. São esportes individuais, altamente técnicos em que nem sempre o mais forte garante a vitória. A concentração é outro aspecto a ser trabalhado nessa modalidade. As artes marciais são excelentes para ambos os sexos.

Ginástica – Alguns tipos de ginastica, como a olímpica e a acrobática são as mais solicitadas. Os benefícios são inúmeros: equilíbrio, força muscular, tempo, ritmo, habilidades psicomotoras, velocidade, flexibilidade e noções de espaço. Além da resistência do corpo. A idade indicada para iniciar nesta modalidade é a partir dos 6 anos, quando o pequeno já está com o corpo semidesenvolvido. 

 




Uma excelente forma de incentivar crianças e adolescentes é os pais praticarem algum tipo de esporte junto com eles. Nesse caso, o “corujismo” acaba direcionando o filho a seguir os passos paternos, em muitos casos de forma inconsciente. E mesmo que ele opte por outra modalidade que não seja a preferida dos pais, estará bem encaminhado para a atividade física. 

 




Enfim, caro leitor, independente do tipo de esporte e da idade de seu filho, o mais importante é mantê-lo em movimento. Agora, se ela vai ou não se destacar em determinada modalidade, só o tempo poderá dizer. Enquanto isso não acontece, vá incentivando seu menino ou sua menina.

Uma boa observação importante, é que se os treinos não estiverem servindo para que seu filho alcance grande desempenho, pelo menos estará tornando-o mais saudável física e mentalmente. Sem contar que ele estará menos suscetível ao universo das drogas, violência e outros problemas sociais. No fim de tudo, mamãe e papai, seu pequeno será um grande campeão.

Interaja com um comentário!


Postagem anterior Postagem seguinte

 

-->