Carrinho de compras

Os 5 aplicativos musicais para a criançada

Por mais que os adultos vejam a tecnologia com uma certa estranheza quando se trata de educação infantil, ela já faz parte do dia a dia dos pequenos, seja no uso completo de um aparelho como mobile ou video-games, seja em aplicações específicas como o aprendizado de atividades essenciais para o ser humano e para a sociedade. Entre elas, a música é uma das presentes, no virtual e no real.
Para atender essa demanda cada vez mais frequentes de usuários mirins, existem aplicativos que auxiliam os pais a direcionarem os seus filhos a terem a melhor experiência com computadores, tablets ou mesmo smartphones, incluindo a música. Existem aplicativos com playlists musicais para os pequenos, ou com maneiras interativas e divertidas de criarem suas próprias músicas, e ainda existem aqueles aplicativos temáticos, com personagens conhecidos das crianças para trazer aquele ar de familiaridade.
E são os melhores desses aplicativos que iremos mostrar agora.
 

Um dos aplicativos mais simples e divertidos para as crianças, o Sago Sound Box, da Sago Sago, trabalha sob a perspectiva de ensinar aos pequenos vários tipos de sons, tudo de maneira prática e intuitiva. A ideia é que a criança consiga associar com mais facilidade o som com a imagem, tornando o processo de aprendizado muito mais rico.
Existem nove categorias de sons disponíveis no Sago Sound. Ao escolher uma categoria, uma nova tela surge com diferentes opções de sons, identificados através de bolas de várias cores. Ao tocar em uma das bolas, o som referente a categoria será tocado.
A grande vantagem desse método é que ele permite a criança interagir com o aplicativo de várias maneiras, o que facilita a navegação pelo mesmo e permite maior criatividade dos pequenos. Para completar a festa, a opção multi-gestos permite que as crianças possam combinar vários sons, o que leva a criação de músicas se elas assim quiserem.
O Sago Sound Box está disponível para Android e IOS.
 

Não há dúvidas de que a Galinha Pintadinha é um das maiores preferências de crianças e adultos. A carismática personagem é principalmente conhecida por suas músicas cativantes e de certa forma bem “grudentas” nos ouvidos dos pequenos - e dos grandinhos... E como não poderia deixar de ser, a Galinha Pintadinha também conta com seu aplicativo repleto de canções para as crianças se divertirem.
No aplicativo da Turma da Galinha Pintadinha, a criança tem acesso a várias músicas da personagem e seus amigos, num menu interativo e de fácil acessibilidade para os pequenos. Contudo, diferente de alguns aplicativos, nem todo o acervo está disponível.
O aplicativo da Turma da Galinha Pintadinha encontra-se disponível gratuitamente para Iphone e Ipad, porém seu acervo de músicas é um pouco mais limitado. Apesar de manter a diversão das crianças por um bom tempo, com o tempo as opções podem se tornar repetitivas. Para adquirir o acervo completo, é preciso pagar 0.99 para cada nova música, que pode ser selecionada dentro do aplicativo.
 

Quem não gostava das músicas do Sitio do Pica-Pau Amarelo quando era criança? Sem dúvida, o legado de Monteiro Lobato continua forte nos dias atuais, e se suas obras literárias não atingem o grande público através da própria leitura ou de suas adaptações para as telas, nos aplicativos continua ganhando enorme destaque. Assim é a Turma do Seu Lobato.
Repleto de dicas sobre o cuidado com o meio ambiente, natureza, higiene, alimentação e diversos outros cuidados, um dos destaques do aplicativo são suas músicas. Além de temas característicos das produções de Lobato, muitas outras canções são voltadas para sintetizar todas as dicas citadas acima, deixando o aprendizado muito mais simples e divertido para as crianças.
A Turma do Seu Lobato está disponível para Ipad e Iphone.
 

A série Bebê Mais é uma das séries mais conhecidas e indicadas para os pequenos de 0 a 4 anos. Misturando imagens reais com animações, suas atividades são cheias de estímulos que ajudam a criança a se desenvolver melhor e com muito mais facilidade.
E como não poderia deixar de ser, ela também conta com seu próprio aplicativo. Seguindo a ideia de suas produções em DVD, o app conta com cantigas e canções dos mais variados tipos, mesclando imagens, animações e sons para que a criança aprenda a ser mais criativa e animada intuitivamente.
Também organizados em temas específicos, suas lições facilitam o direcionamento dos pais para o aprendizado dos filhos, bem como de professores para os pequenos alunos. Contudo, e assim como o aplicativo da Turma da Galinha Pintadinha, seu conteúdo gratuito é um pouco limitado, sendo necessário baixar novas músicas e cantigas.
O Bebê Mais está disponível para Ipad, Iphone e Android.
 

Os palhaços despertam muito fascínio nas crianças pelas suas figuras coloridas, simpáticas e cômicas. Não por acaso, a dupla Patati Patatá fez enorme sucesso na TV aberta apresentando um programa infantil, e expandiu suas atividades para outros lugares, incluindo os aplicativos para mobile.
Seguindo a mesma linha de atividades da Turma da Galinha Pintadinha, Patati Patatá oferece inúmeras atividades para as crianças realizarem em seu aplicativo, de brincadeiras a músicas. Várias delas. Para os fãs da dupla, é um prato cheio, que serve não apenas para divertir e ensinar os pequenos, mas também animar festas, se assim você desejar.
Patati Patatá está disponível para Ipad e Iphone.
 

Repare que todas as opções mostradas exploram não apenas as músicas, mas diversos outros pontos necessários para as crianças, como imagens, cores e animações. Todo o conjunto é importante para que as crianças tenham todo o seu potencial explorado. E não pense que elas não possuem consciência; nesse estágio inicial de desenvolvimento, esses estímulos facilitarão outros processos no crescimento, além de facilitar aos pais quanto a maneira de educarem seus filhos.
Com menus interativos e fáceis de serem acessados por crianças e adultos e forte apelo visual, todos esses aplicativos musicais podem ajudar os pequenos a crescerem. Escolha aquele que mais se relaciona com suas necessidades, prepare o ambiente para a criançada, e mãos a obra.

Postagem seguinte

 

-->