Carrinho de compras

Como introduzir a leitura no dia a dia do de uma criança

Pesquisas mundiais provam a eficácia da inserção da leitura na vida de uma criança. O contato com a literatura quanto mais cedo, principalmente com o acompanhamento dos pais, é benéfica aos pequenos em vários sentidos: Ela aprende com mais facilidade, pronuncia as palavras melhor e se comunica mais eficientemente, a criatividade e a imaginação são estimuladas, e a cultura e os valores são mais bem consolidados.

Em se tratando de ensino propriamente dito, a leitura frequente permite maior familiaridade com a escrita, facilita a alfabetização e ajuda a desenvolver o cérebro em todas as disciplinas didáticas iniciais. Ler também é importante para fixar a grafia correta das palavras. 

Quem é inserido à leitura desde bem pequeno torna-se mais preparado para encarar os estudos, o trabalho e a vida. O contato com os livros determina o futuro de seu filho. Parece exagero?  Então leia o próximo tópico!

A National Children's Reading Foundation - Fundação Nacional de Leitura Infantil (EUA) assegura que entre crianças de 0 a 5 anos, o uso de historinhas e folheio de livro é equivalente a 50 mil dólares a mais na futura renda dessa criança quando profissional. Convencido? Então aprenda como introduzir a leitura no dia a dia do seu filho!

 


Mesmo quando ainda são bem pequenos, como no caso dos bebês de 0 a 3 anos, o contato com livros interativos, aqueles com textura e que tocam música, é recomendável. Trata-se de uma ótima forma de familiarizar a criança com a leitura.  

Na dúvida sobre qual material usar, consulte pediatras, pedagogos, professores infantis e outros profissionais para lhe indicarem as melhores práticas. No mercado infantil existem inúmeros produtos, como brinquedos educativos que você pode usar na educação literária da criança.

 


Quando já são maiores e capazes de prestar atenção em fontes de comunicação, comece a contar histórias curtas e fáceis de assimilar. Crianças pequenas têm curto tempo de atenção, por isso explore as narrativas com mais rapidez e simplicidade.

Um ressalto: se você forçar seu filho a prestar atenção em leituras longas quando eles não estiverem mais interessados o efeito será inverso. Eles poderão encarar o hábito como algo chato e enfadonho. Por isso, pegue leve!

 


Torne os momentos de repouso mais divertidos com as histórias. Ler um livro ou uma pequena historinha todos os dias, na hora que seu filho se deita para dormir, é uma excelente maneira de incorporar a leitura no dia a dia do pequeno.

Mas seja criativo nesse sentido e encontre formas de tornar o hábito prazeroso. Mais uma vez destacamos: não force a leitura nos dias que ele não estiver a fim. A leitura precisa ser relaxante e nunca vista como tarefa ou obrigação. Crianças não curtem hábitos disciplinares, a não ser que expostos com criatividade.

 


A emoção passada em cada história é determinante para estimular a paixão de seu filho pelo hábito. Por isso, não seja do tipo leitor chato e procure enfatizar as nuances da narrativa. Faça um teatrinho, eleve o drama e crie suspenses em momentos da história.  

Seja engraçado quando a história pedir e não hesite em parecer ridículo. Se caracterize quando for preciso. Uma conexão maior entre você e seu filho será criada. Seja um entusiasta e passe a emoção que a história merece.

 


Considere a idade ideal de seu filho e adquira livros que sejam indicados para a faixa etária dele. Essas recomendações são importantes para introduzir cada tipo de livro no tempo certo, sem forçar a barra ou limitar a evolução da criança.

Esteja sempre renovando o estoque de materiais. Claro, sem endividar. O segredo aqui é apenas comprar novos exemplares periodicamente. Presenteie seu menino ou menina com obras dos mais variados tipos e assuntos, pois a diversidade de temas é essencial para espantar a monotonia.

 


Alguns pequenos curtem ler em voz alta, especialmente para outra pessoa. Se seu filho for um desses, respeite e incentive este hábito, tendo paciência para dedicar algum tempo de seu dia para os momentos.

Sente para ler junto com ele. Faça isso em locais relaxantes, silenciosos, ao ar livre. Procure ler junto com ele, alternando parágrafos, ouvindo e analisando sua leitura. Ajude-o a criar vivacidade nas histórias, enfim, se envolva com a narração.

 


Faça dos passeios à biblioteca e visitas em livrarias um hábito constante. Complete a lista de lugares legais de se visitar, como praias, parques e clubes, com locais que incentivem a cultura. Introduzir programas culturais na rotina da criança fará com que ela aprecie e se acostume a ir a esses lugares quando estiverem maiores.

Além das livrarias e bibliotecas, leve-o a museus, teatros, galerias de arte e qualquer outro ambiente que o faça crescer mental e espiritualmente. Verifique se há bienais do livro próximas a sua cidade e compareça com ele.

 


Assim como alguns pais tendem a “obrigar” seus filhos a escolherem o mesmo time que o deles, existem pais que querem que os filhos gostem dos mesmos tipos de livros. Isso pode não ser bom. Por isso saiba respeitar o gosto dos seus filhos.

Não adianta tentar fazer com ele leia um clássico da literatura brasileira, se ele não aprecia esse tipo de livro. Crianças e adolescentes, por exemplo, costumam ser obrigados a ler essas obras e outros clássicos na escola, o que acaba fazendo-os desgostar da leitura. Dê a ele a liberdade para escolher o que quer ler. 

 


Enfim, esperamos ter contribuído para o crescimento educativo de seu filho. Coloque essas dicas em prática, colha os frutos e retorne aqui para nos contar como foi a experiência.

Se tiver alguma recomendação ou conselho para compartilhar com outros leitores, interaja no espaço de comentários. Agora, como último conselho, sugerimos que você vá até uma livraria ou papelaria e compre um presente literário para seu filho! 


Postagem anterior Postagem seguinte

 

-->